Hoje, para conseguirmos evoluir na carreira, não basta sermos excelentes profissionais tecnicamente. A promoção dentro das empresas não se baseia apenas em habilidades técnicas e conhecimentos específicos, mas também nas chamadas soft skills.
As soft skills que de tão requisitadas, já foram denominadas de “habilidades do século XXI”, são habilidades socioemocionais como, por exemplo, comunicação, empatia, resiliência, autocontrole emocional, entre outras, que são cruciais para o desempenho profissional. Desenvolver soft skills traz muitas vantagens, vejamos algumas:
Melhora na comunicação e trabalho em equipe: profissionais que possuem habilidades socioemocionais são capazes de se comunicar de forma clara e eficaz, compreender as necessidades dos colegas de trabalho e trabalhar bem em equipe.
Resolução de conflitos: o ambiente de trabalho pode gerar conflitos entre colegas e a capacidade de gerenciá-los de forma eficaz é uma habilidade crítica para o sucesso.
Adaptabilidade: as soft skills também ajudam um profissional a ser mais adaptável e flexível em relação às mudanças, pois compreender e gerenciar suas emoções é essencial para superar desafios e mudanças repentinas no ambiente de trabalho.
Melhora na liderança: profissionais que possuem habilidades socioemocionais são capazes de liderar de forma mais eficaz, pois são capazes de entender as emoções e necessidades de seus colegas de trabalho e, portanto, tomar decisões mais informadas e equilibradas.
Além de se manter atualizado em relação às habilidades técnicas necessárias para a função, para se destacar e buscar a promoção, é preciso desenvolver e aprimorar as soft skills. Confira algumas dicas:
Seja resiliente: demonstre capacidade de lidar com situações desafiadoras e de se adaptar a mudanças, mantendo sempre uma atitude positiva e proativa.
Aprenda com os erros: esteja aberto a feedbacks, reconheça os erros e trabalhe para corrigi-los. O aprendizado com os erros é uma das formas mais eficazes de evolução.
Busque aprimoramento constante: mantenha-se atualizado em relação às novas tecnologias e tendências da área de atuação, participe de cursos e treinamentos e busque aprimorar as suas habilidades.
É importante também tomar alguns cuidados para evitar erros que possam prejudicar a busca pela promoção.
Diante de conflitos, mantenha uma postura profissional.
Não se acomode: busque sempre novos desafios e oportunidades de aprendizado.
Seja honesto: mantenha uma postura ética e transparente em relação ao seu trabalho e evite agir de forma desonesta para obter vantagens ou favorecimentos.
Tenha paciência: a promoção pode não acontecer de forma imediata, por isso é importante ter paciência e continuar trabalhando para alcançar os seus objetivos.
E não esqueça: as soft skills podem ser desenvolvidas! Então, desenvolva habilidades interpessoais: a comunicação efetiva, a empatia, a capacidade de trabalhar em equipe e de resolver conflitos são habilidades cada vez mais valorizadas pelas empresas.
* Cristina Goldschmidt atua como consultora e trainer nas áreas de desenvolvimento de capital humano e organizacional, é professora convidada dos MBAs na Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas disciplinas: Power skills nas organizações (autora), Trabalhabilidade, Empregabilidade e Carreira (autora), Liderança de Equipes de Alto Desempenho, Liderança e Gestão de Equipes, Liderança, Influência e Poder, e Desenvolvimento de Carreira; além de elaborar programas e lecionar em turmas customizadas In Company, nacionais e internacionais, e cursos de curta duração da FGV. Pesquisadora de Resiliência, Diversidade, Envelhecimento e Carreira. Mestre em Gestão Empresarial e MBA em Gestão de Projetos pela FGV, e graduada em Direito pela UCAM e em Letras pela UERJ e idealizadora do Projeto Novas Idades.