A sociedade tem evoluído cada vez mais rápido e, da mesma forma, evoluem os perfis e demandas dos negócios e das pessoas.
Muito tempo se passou desde a era da caça à era agrícola, mas a transição da era da informação para a era da consciência (Sociedade 5.0) levou muito menos tempo e essa é a tendência: mudanças cada vez mais aceleradas, impulsionadas pela tecnologia e pelo aumento da consciência das pessoas sobre o que realmente querem, os impactos que geram e o que tem real significado para elas.
Naturalmente, o RH não poderia ficar de fora dessas mudanças. A área que nasceu apenas para garantir que as empresas não tivessem problemas com as admissões e demissões e geria funcionários pelas suas matrículas, hoje pode representar diferencial competitivo para as organizações. Isso porque o RH atual não é aquele que propõe as mesmas soluções de prateleira para desenvolver pessoas, sem uma conexão com o valor que será agregado.
O RH atual conhece muito bem o negócio, o mercado e como desenvolver estratégias COM pessoas, que promovam o aumento dos resultados e do sucesso das empresas e do nível de realização e entrega de seus colaboradores.
O RH atual sabe que uma estratégia bem sucedida depende de uma cultura alinhada aos pilares estratégicos e que mudança de cultura começa pela mudança de mentalidade de seus líderes e demais colaboradores. O RH atual sabe que mudanças de comportamentos são demoradas, mas há como provocar, de maneira frequente, pequenas reflexões que impactam na criação de novas formas de enxergar o mundo e reagir às situações (quick wins/ mentalidade ágil). A soma dessas pequenas reflexões e mudanças, se geridas e acompanhadas de forma consistente, irá gerar a tão desejada mudança de mentalidade (mindset).
O RH atual sabe que a tecnologia e a inteligência artificial não vieram para tomar seu espaço, mas para abrir mais tempo de qualidade para fazer o que somente as pessoas sabem fazer, equilibrando capacidade crítica e analítica com humanização.
O RH atual sabe que o amanhã é diferente a cada dia e desenha ações que sempre levam em conta os cenários futuros.
O RH atual analisa o momento e resultados da empresa, faz contas e prioriza as ações mais efetivas e de maior impacto.
O RH atual simplifica e desburocratiza processos e prioriza a interação, experiência positiva e o bem-estar das pessoas.
O RH atual sabe que é gente e entende de gente em contextos de negócio.
Em que era está o seu RH?