
Vivemos em uma era com um número crescente de incertezas. E isso pode soar como um clichê, mas é verdade que empresas de todos os tipos estão lidando com muitos tipos de disrupção: tecnológica, ambiental, gestão de recursos e muito mais. Pessoalmente, acredito que essa disrupção despertou o interesse de muitas equipes de RH em buscar apoio para suas operações diárias por meio dos programas de entrega de soluções como a terceirização de processos de recrutamento (RPO).
Cada vez mais, a assistência liderada por parceiros nessa área não se trata tanto de uma resignação do cliente ou de entregar a gestão do processo. Em vez disso, trata-se de colaboração, cooperação entre pessoas e alinhamento para ajudar as equipes de RH dos clientes (e, em última análise, as equipes operacionais) a chegarem aonde precisam estar em termos de ter o talento certo para garantir o sucesso atual e futuro dos negócios.
Por que a seleção de pessoas importa – um caso para o RPO na busca de talentos em TI
Você pode olhar para a linha acima e perguntar: Por que o foco específico em TI? em termos de RPO. A razão simples é o nível de disrupção nesse espaço específico. Trabalhar com ferramentas e serviços de TI (pense em IA, machine learning, robótica, automação de processos) está redefinindo as demandas por talentos em operações de todos os tipos de organizações. E devido ao ritmo cada vez mais rápido da evolução tecnológica (quem entre nós sabia sobre o ChatGPT ou ferramentas semelhantes há três anos?), é difícil para as organizações acompanharem a construção de pools de talentos com as habilidades certas, saber onde encontrar e buscar talentos críticos para a missão e, talvez mais importante, entender quais funções precisarão ser qualificadas (recrutadas) daqui a 2-3 anos.
Para o último ponto: quem sabia há alguns anos que engenheiros de prompt altamente qualificados seriam algo que as empresas precisariam capacitar? Portanto, o verdadeiro valor de um parceiro de RPO nesse espaço é a capacidade de aproveitar seus anos de construção de mapas de talentos (pools de talentos) e seu conhecimento de onde os melhores profissionais residem, quais geografias estão mais bem equipadas para fornecer serviços remotamente ou em formatos híbridos, e como são as condições regulatórias para contratar esses talentos de maneira justa e legal.
Trabalhando em direção a um processo colaborativo – a flexibilidade do O
Um ponto-chave que vale a pena destacar ao considerar o uso do RPO moderno é a flexibilidade ou agilidade da última letra do acrônimo. Embora a terceirização tenda a nos fazer acreditar que estamos entregando o trabalho a um parceiro externo e deixando que ele realize todas as tarefas, as abordagens modernas de RPO não são tão claras.
Especialmente no setor de tecnologia, onde as demandas por habilidades podem ser bastante específicas ou a atribuição de funções pode exigir confidencialidade e envolver trabalho com informações proprietárias, a equipe de RH do cliente precisa estar envolvida nos esforços para garantir um recrutamento adequado e eficaz. Cada vez mais, você verá nos serviços de RPO o uso de ferramentas de suporte, como consultores de recrutamento integrados nas equipes de RH dos clientes, para aprimorar o conhecimento da equipe de recrutamento e o acesso a recursos: não para assumir o processo. Como sugiro no título deste artigo, o Fator Humano é crítico no recrutamento moderno e, portanto, você precisa de colaboração cliente-consultor para planejar contratações que não apenas atendam às habilidades necessárias, mas também ao ajuste cultural e alinhamento com a missão ou visão da empresa, capacidade de aprender e crescer dentro de uma estrutura organizacional e construir conexões ou relacionamentos que ajudem a proteger o futuro do negócio (ou seja, a colaboração entre o provedor de RPO e a equipe de RH garante um planejamento adequado para inovação e desenvolvimento de produtos/serviços da próxima geração). Portanto, você vai querer uma mentalidade de nós em vez de uma mentalidade de nós/eles para entregar um verdadeiro impacto.
RPO, planejamento de pessoas e um futuro de visão empresarial
Um último elemento no Fator Humano do RPO (e o setor de TI é particularmente sensível a isso) é o planejamento futuro ou elemento de previsão desses processos. Se o seu fornecedor de RPO realmente trabalha em um espírito colaborativo para aprimorar o que sua organização já está fazendo em termos de identificar talentos necessários, revisar suas habilidades reais e avaliá-los em relação à visão e aos valores da empresa, então eles também terão uma visão de onde sua empresa precisa estar em termos de planejamento de recrutamento de talentos futuros.
Um parceiro de RPO sólido sabe que o suporte que eles oferecem não é apenas sobre recrutar para o AGORA, mas sim construir recursos para poder recrutar para as necessidades de habilidades futuras. Isso pode incluir várias abordagens: 1) trabalhar com a equipe de RPO para identificar e sinalizar talentos em seus bancos de dados e pools de contatos; 2) ter seu provedor de RPO ajudando a criar programas que apoiem a interação com fontes de talentos futuros – por exemplo, cooperação com universidades, programas de mentoria, estruturas de estágio ou colaboração de entrega de trabalho de terceiros – que ajudam a construir um banco rico de potenciais futuras contratações; e 3) manter um olho na evolução das funções de TI e saber quais posições sua empresa precisará contratar daqui a 3-5 anos.
O fator humano da sua organização continuará a ganhar importância como um dos maiores ativos da sua empresa. E isso é verdade mesmo quando avançamos para a era da Indústria 5.0, onde haverá uma maior interação entre pessoas e máquinas. O suporte do RPO para suas estratégias de contratação pode garantir que você recrute e contrate bem e permaneça à frente da curva quando se trata de trabalhar com indivíduos com as habilidades certas que ajudam a alcançar os objetivos da sua empresa e encontram um significado e valor pessoal mais profundo ao fazê-lo.
*Rui Rocheta é Head da Gi Group Holding para LATAM e Ibéria