Artigo
Você tem certeza de que tem medo de falar em público?
Publicado em 28 de Junho de 2023 Carla Mendes

O medo de falar em público afeta um grande número de pessoas, senão a maioria delas, e causa transtornos físicos e psicológicos, sendo considerada uma patologia em alguns casos. 

Mas por que tantas pessoas têm medo de falar em público? 

O medo, sendo uma medida protetiva do nosso corpo, só deveria se instalar quando de fato há um perigo. A mensagem de medo ao nosso cérebro desencadeia toda uma preparação de defesa através da ação de neurotransmissores para nos preparar para uma luta ou uma fuga. 

No caso de falar em público não existe esse perigo real. Ele é criado por nosso cérebro, muitas vezes através de lembranças do passado, visando um futuro imaginário. O que seria isso? 

O medo infundado é uma construção individual, baseada em experiências sociais passadas, que ao longo de nossas vidas limitam as nossas atitudes presentes com um receio imaginário de algo que não aconteceu de fato, e talvez nem aconteça (pré-ocupação com o futuro). 

As causas desse temor podem estar em situações reais passadas, em algum momento em que o indivíduo se expôs em público, seja na escola, na família ou em um grupo social e não foi bem sucedido, foi ironizado e até mesmo ignorado. Ou em situações secundárias que abalaram sua autoconfiança, sua autoestima, modificando a naturalidade da comunicação. Como por exemplo, apelidos familiares que desabonam a autoimagem ou reforça uma característica que acaba se perpetuando por se tornar uma crença de que realmente é assim (lerdo, desatento, pouco inteligente, estabanado etc). Em geral, essas são as pessoas que se auto intitulam tímidas. 

Segundo o pesquisador Maslow, o homem tem que satisfazer algumas condições para se sentir realizado. E os três últimos níveis apresentados por ele estão diretamente relacionados às possíveis causas do medo de falar em público.

Tags


Teste GRÁTIS por 7 dias