Nos últimos dois anos encaramos desafios jamais imaginados, começamos a nos transformar e a buscar um mundo mais justo, diverso e inclusivo. A frente de Diversidade & Inclusão (DI) vem ganhando mais evidência e relevância, mas ainda precisa de mais espaço para que seja incorporada de forma efetiva ao planejamento de negócios das empresas.
Seu planejamento de 2022 deve estar pronto, mas o pilar de DI faz parte da sua estratégia de negócios para este ano? Se não fizer, sua empresa precisa urgentemente desaprender para reaprender, incluindo para ontem Diversidade & Inclusão em seu planejamento anual! Afirmo isso com muita convicção, pois o foco de DI deve ir além de ações pontuais em datas comemorativas; é necessário permear todas as áreas e atividades de uma organização, sendo encarada como estratégica e que pode, sim, impactar de forma significativa sua atuação e os resultados dos negócios.
Este é um grande desafio e pode levar um pouco de tempo para ser internalizado. Isso porque é preciso desafiar o status quo. Contemplar DI em planos periódicos de negócios é cada vez mais prioritário para a sustentabilidade das empresas. Assim como as organizações fazem seus planejamentos estratégicos de curto, médio e longo prazos, também é essencial conectar as atividades de Diversidade & Inclusão a estes planos para conquistar resultados efetivos.
DI sendo estratégico
Para começar esse processo, o propósito de Diversidade & Inclusão deve estar bem definido, não sendo apenas uma ação imediatista para resolver uma situação pontual. Com isso estabelecido, é hora de desenhar as estratégias de DI para o período, seja anual ou para cinco ou 10 anos, por exemplo, com metas e indicadores de desempenho para mensurar tudo que será realizado e demonstrar como essa frente impacta o negócio.
E, claro, que tudo isso deve ser endossado pela alta liderança da empresa. Se não houver interesse e envolvimento genuínos da liderança, corremos o risco de a estratégia de DI não fluir corretamente e não integrar efetivamente o planejamento periódico dos negócios.
Outro passo importante é conectar as estratégias de DI às de ESG (acrônimo em inglês que significa Environmental, Social and Governance), porque não é possível pensar em negócios sustentáveis, com boas práticas ambientais, sociais e de governança, sem uma atuação diversa, inclusiva e com equidade nas empresas. Estas estratégias devem andar juntas para agregar valor ao negócio em curto, médio e longo prazos. Não é um processo simples, mas é possível e imprescindível para manter a sustentabilidade das empresas e, mais do que isso, contribuir para uma sociedade mais diversa e inclusiva.
Reforço ainda a importância de se ter metas ligadas aos negócios e as métricas para mensurar os impactos das estratégias de DI. As metas conectadas aos negócios contribuem para que as ações de DI possam permear todas as atividades das empresas; e os indicadores de performance ajudam a mensurar se as ações estão sendo efetivas, se é necessário algum ajuste de rota, ou ainda se é preciso realizar alguma mudança.
Comprovar os resultados de DI, com informações sólidas e relevantes, contribui para o engajamento dos líderes, para o maior envolvimento de colaboradores, com a atração e retenção de talentos, por exemplo, além dos impactos positivos ao desenvolvimento do negócio.
Colocar em prática
Como colocar tudo isso em prática? Primeiro a alta liderança deve abraçar a ideia de agregar as estratégias de DI ao planejamento periódico de negócios. Com informações consistentes, que podem ser obtidas por meio dos indicadores de DI da estratégia proposta, é possível conscientizar e convencer sobre a importância do pilar para o negócio. Contra fatos não há argumentos, sempre ouvimos em vários momentos de nossa vida!
E, para que possamos ter fatos e resultados concretos com DI, podemos contar com suporte especializado. Com a expertise que adquiri ao longo dos anos, posso assegurar que esse suporte em Diversidade & Inclusão ajuda na construção de uma estratégia sólida e viável, que definitivamente pode ser a parte do planejamento de negócio das empresas.
Por isso, reforço que conectar o planejamento de negócios ao pilar de DI é mais que preciso! Coloque isso no seu radar para fazer a diferença, de forma estratégica, na busca por resultados efetivos de negócios, por um mundo mais diverso e inclusivo, indo além do discurso ou de ações pontuais!