Artigo
Cinco tendências em RH para 2022
Publicado em 25 de Maio de 2022 Osvaldo Pinholi

Há anos, o RH vem se tornando uma das áreas mais estratégicas para as empresas. Com a pandemia, essa importância se acentuou ainda mais – uma vez que gerir as relações de trabalho remoto se tornou indispensável para a operação das companhias. Diante de novos formatos de trabalho e desafios até então nunca enfrentados, o setor foi obrigado a se reinventar, buscando ambientes saudáveis e produtivos mesmo a distância.

Isso, inclusive, foi comprovado em uma pesquisa feita pela HR Pulse em 2020. Seus dados mostram que 69% dos profissionais de Recursos Humanos defendem que a reinvenção da gestão dessa área é imperativa para os próximos anos. Por esse motivo, aponto aqui as cinco principais tendências do setor que devem ficar na mira das empresas:

#1 Novos formatos de trabalho: a pandemia mostrou que o isolamento social não impede que os funcionários realizem suas funções com a mesma produtividade. Por mais que muitas empresas estejam planejando a retomada do trabalho presencial, o modelo híbrido certamente prevalecerá dentre a grande maioria. Com novos formatos sendo adotados, a tecnologia se tornou uma aliada importante para garantir a operação a distância – principalmente para o RH. Diversos sistemas de gestão, monitoramento e conversação foram aprimorados para ajudar o desempenho deste setor, facilitando a gestão de pessoas e mantendo um bom clima organizacional.

#2 Habilidades técnicas e comportamentais: as tech skills já deixaram de ser as únicas competências avaliadas em um processo seletivo. Hoje, as habilidades emocionais e comportamentais são tão importantes quanto para o futuro do trabalho, mostrando a capacidade do profissional em lidar com a pressão, operar em conjunto com seus colegas, sua resiliência e como agir em momentos de mudanças. Nesse cenário, é papel do RH encontrar o conjunto dessas habilidades e suas necessidades para cada cargo, ajudando cada colaborador em sua jornada de trabalho.

#3 Incentivo ao bem-estar: não há dúvidas dos benefícios do home-office para as empresas – contudo, também não há como negar o lado negativo que ocasionou, sobretudo na sobrecarga de trabalho e seus consequentes prejuízos à saúde, como a Síndrome de Burnout. A própria OMS, inclusive, a declarou como uma doença ocupacional após o aumento de casos na pandemia. O incentivo ao bem-estar dos trabalhadores vem se tornando cada vez mais importante, e uma das principais missões dos profissionais de RH para este ano.

#4 Valorização da cultura interna: com mesmo ou nenhum contato físico entre os colaboradores, muitas empresas precisaram refletir sobre sua cultura interna. Afinal, são suas visões, valores e missões que irão conduzir seu funcionamento e, principalmente, atrair uma maior quantidade de profissionais que se identifiquem com esses propósitos. Neste alinhamento, o RH deve ter um papel ativo como auxiliador das definições – e, principalmente, na disseminação interna da cultura, quebrando as barreiras geográficas.

#5 Treinamentos personalizados: Treinar e desenvolver pessoas é uma demanda latente do RH – necessidade que se tornou ainda mais evidente com a pandemia. É preciso criatividade, técnica e metodologias personalizadas para prover treinamentos eficazes e assertivos, principalmente à distância. Felizmente, o que não faltam são ferramentas e plataformas que podem auxiliar o departamento nessa tarefa. Os profissionais de RH devem optar por um modelo transversal, que possa ser aplicado para todos, por meio de uma metodologia ativa que incentive o engajamento. Assim, conseguirão não apenas reter mais talentos, como também aumentar a produtividade e elevar o crescimento da companhia.

Em suma, o RH nunca esteve tão em alta. A importância do capital humano ficou extremamente evidente nestes últimos anos, o que elevou a necessidade deste departamento estar constantemente antenado às principais tendências que possam contribuir cada vez mais para uma boa gestão de pessoas. É preciso estar atento para aproveitar as melhores oportunidades e criar um ambiente realmente promissor para o crescimento dos negócios.


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