Artigo
Como tornar seu Treinamento Presencial uma Experiência Incrível
Publicado em 01 de Novembro de 2023 Agência p.age

 

QUAL O IMPACTO DOS TREINAMENTOS PRESENCIAIS ATUALMENTE?

   Os treinamentos corporativos presenciais, na atualidade, continuam a ter um impacto positivo comprovados nas empresas.

   Mesmo com o aumento da popularidade dos treinamentos online com o advento da pandemia (que impediu momentaneamente os grandes eventos e ações cognitivas presenciais), os treinamentos presenciais se mostram muito mais eficazes em casos de grandes reuniões corporativas de apresentação ou repasse de informações, como eventos e convenções. No pós pandemia, os treinamentos presenciais ganharam ainda mais força. Por isso é possível perceber uma discrepância de efetividade, onde presencialmente os treinamentos oferecem uma série de benefícios muito interessantes, e muito devidos para grande parte dos casos:

  • Os treinamentos presenciais permitem que os colaboradores interajam uns com os outros e com o instrutor em tempo real, podendo haver dinâmicas manuais ou mesmo digitais envolvidas em conjunto. Isso pode levar a um aprendizado mais eficaz e a uma maior colaboração entre os participantes.

  • Além disso, eles são geralmente realizados no ambiente de trabalho, seja dentro da própria empresa ou uma locação específica para o evento, que permite aos participantes aprenderem sobre os conceitos e técnicas em um contexto relevante e aprofundado.

  • Por fim, esses treinamentos impactam diretamente no desenvolvimento pessoal, pois podem ser muito motivadores durante todo o processo, também podem ajudar os colaboradores a melhorar seu desempenho no trabalho, aumentando seus conhecimentos e habilidades. Afinal, os participantes têm a oportunidade de se conectar com outros colaboradores e aprender com um instrutor ao vivo.

   As empresas que desejam obter o máximo benefício dos treinamentos corporativos presenciais devem investir em um planejamento cuidadoso e na seleção de instrutores qualificados, pois apesar dos desafios apresentados na atualidade (na lida com o avanço tecnológico, criativo e cultural), essa modalidade de ensino corporativo continua a ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento dos colaboradores e para o sucesso em grandes projetos.

   Uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode realizar um treinamento presencial sobre novas tecnologias para seus engenheiros. Isso pode ajudar a empresa a se manter competitiva no mercado. Uma empresa de serviços pode realizar um treinamento presencial sobre atendimento ao cliente para seus funcionários. Isso pode ajudar a empresa a melhorar a satisfação de seus clientes. Já as empresas de vendas podem realizar um treinamento presencial sobre técnicas de vendas para seus representantes, e com isso alavancar as vendas de seus colaboradores em conjunto.

   Entretanto, isso só é possível caso se tenha a abordagem andragógica. Um dos exemplos mais vívidos de grandes treinamentos presenciais onde essa abordagem é empregada, é o recém apresentado projeto presencial promovido pela agência P.AGE, a agência única de treinamentos corporativos que propõe soluções criativas em ambientes online e presenciais, que traz conceitos metodológicos baseados no ensino adulto como, por exemplo, a pirâmide de William Glasser, sabendo que só aprendemos 10% das informações passadas quando lemos, mas 80% quando executamos ações em prol do aprendizado e 95% quando ensinamos à outras pessoas. Por causa dessa dinâmica de ensino andragógico, interativo e intuitivo (onde se tem a oportunidade de aprender executando e ensinando enquanto aprende), a P.AGE tem conseguido resultados impressionantes com seus treinamentos presenciais!


CASE DE SUCESSO - CONVENÇÃO:

   No ano de 2023, um dos maiores clientes da agência P.AGE do ramo farmacêutico, requisitou um treinamento presencial para abarcar diversas equipes e revisar uma vasta lista de produtos e procedimentos do ramo. E apesar do grande desafio, a P.AGE conseguiu apresentar um treinamento corporativo presencial de uma maneira nunca antes vista para uma grande convenção de dermoconsultores, farmacêuticos e promotores do meio.

   Com isso, o principal desafio era atender a uma grande quantidade de pessoas, garantindo que todas aprendessem os conteúdos de forma eficaz e que pudessem replicar sempre que necessário em cada um de seus ofícios. Além disso, havia uma clara cisão entre os grupos, ou seja, eles não eram os mesmos e nem sempre tinham as mesmas funções.

   A P.AGE realizou uma análise minuciosa do conteúdo farmacêutico para propor uma solução adequada, e por fim a solução foi dividir os participantes em grandes estações de jogos que contivessem um contexto representativo de cada área, com atividades lúdicas e interativas. As estações foram tematizadas por jogos e cultura geek, e assim divididas em atividades expressivas e colaborativas entre participantes:

  • Folhões de Atividades:

   Para promover a competitividade e a assertividade, foram propostas estações com grandes folhões de atividades com temáticas de jogos populares de estratégia e mesmo clássicos da cultura. Cada folhão possuía uma série de exercícios diferentes que levavam até jogos digitais em tablets que compunham a dinâmica de maneira coletiva.

  • Tiro ao alvo:

   Para intensificar a dinâmica e despertar o foco, foram propostas atividades de tiro ao alvo com disparos de espuma, onde cada acerto levava à perguntas objetivas, e cada acerto levava à uma prenda para a equipe adversária.

  • Tabuleiros físicos e em tablets:

   Para reforçar o conhecimento e a fixação de forma lúdica e divertida, foram trabalhados tabuleiros entre equipes que deveriam chegar ao final. Com sorte e estratégia, eles reaprenderam o conteúdo repassado assertivamente e definitivamente.

  • Apresentações e teatro interativo:

   Para chamar atenção e despertar o interesse, foi criado o conceito de uma história onde a personagem principal lidava com clientes em situações representadas e diárias de cada participante. Dentro da história, a personagem tinha o auxílio de uma fada das vendas, que geria parte da trama enquanto demonstrava situações cômicas.

   Entretanto, o teatro não teve somente a intenção de demonstrar, e sim de acompanhar. Todos os participantes que tiveram a oportunidade de assistir à peça, não somente assistiam como participavam ativamente, decidindo por um console individual as decisões como numa votação, que culminava em uma decisão final para cada situação apresentada. Assim, todos puderam acompanhar de maneira divertida a situação, mas opinar e ter um feedback dos personagens ao vivo!

  • Perguntas na botoeira:

   Outro clássico jogo empregado de forma educativa corporativamente, foi o jogo de perguntas e respostas com botoeiras, onde os participantes deveriam ouvir uma pergunta do moderador, apertar mais rapidamente o botão de resposta que seu adversário. Caso acertasse a pergunta, o time acumularia pontos e seu adversário teria uma prenda.

   Os resultados foram impressionantes. Todos os participantes tiveram acertos além do satisfatório em uma análise posterior e uma fixação ainda maior nos conceitos apresentados em todos os quesitos. O sucesso da solução se deve a uma combinação de fatores, como a compreensão das necessidades dos participantes e do objetivo do cliente que, quando combinados, trouxeram diversão, compreensão e retenção de todos esses conhecimentos.

   A P.AGE acredita que a inovação é essencial para o sucesso dos treinamentos corporativos. Ideias fora da caixa podem tornar o aprendizado mais eficaz e envolvente.


COMO TORNAR SEU TREINAMENTO UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL?

   Para a P.AGE, tornar seu treinamento corporativo presencial numa experiência incrível para todos os participantes, colaboradores e seus clientes é uma tarefa não só desejável, como necessária e fundamental.

   Outro ótimo exemplo que é possível de citar como um grande projeto, feito com o intuito de ser um treinamento incrível que possa proporcionar a melhor experiência para todos, é o treinamento coletivo com temas de ficção científica, mas especialmente focado em guerra nas estrelas!

   Ainda esse ano, a P.AGE propôs a um dos grandes nomes entre instituições corporativas, do ramo de bens de consumo, desenvolver um treinamento corporativo e presencial com tema visual de guerra nas estrela para. E embora seja um desafio e tanto, são os grandes desafios que trazem os melhores e mais fantásticos resultados!

   Para isso, o treinamento deve ser envolvente e divertido, para que os participantes aprendam os conteúdos de forma eficaz. O treinamento será dividido em várias etapas, apresentadas de forma teatral pelos apresentadores e repassada para grandes plateias em forma de dinâmicas e jogos.

   Logo na apresentação, o tema será explanado junto com o objetivo do projeto. Foram propostas possibilidades de atuações trajadas e interpretadas como os personagens da grande franquia de ficção clássica no espaço, com cenas emblemáticas que conectem os aprendizados de forma didática e demonstrativa.

   Pelo tema visual do treinamento presencial, a apresentação de ambiente do treinamento será decorado com elementos da saga, como naves espaciais, personagens e cenários. Outro elemento interessante que a P.AGE pretende abordar a possibilidade de demonstrar os cenários de forma interativa, com aparições em apresentação em animação.

   Todos os participantes serão contemplados, e com isso será possível gerar melhor compreensão dos conteúdos do treinamento, um aumento gradual e perceptível da motivação e do engajamento dos participantes, a melhor memorização dos conteúdos aprendidos e a criação de um ambiente de trabalho mais divertido e estimulante.

   O treinamento corporativo com esse tema visual é uma proposta inovadora que proporciona benefícios significativos para a empresa. O treinamento é envolvente e divertido, o que ajuda os participantes a aprender os conteúdos de forma eficaz.

   Desta forma, é possível também moldar novos temas e circunstâncias para obter uma experiência incrível nos meios presenciais em treinamentos!

 

 

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