Concentrar-se em determinadas atividades pode ser considerada uma tarefa árdua para algumas pessoas, o que pode ocasionar problemas no trabalho, estudo ou até mesmo em momentos rotineiros. Uma explicação para certas dificuldades que encontramos em nossas atividades estão em nossos hábitos.
Entende-se por hábito qualquer comportamento que se incorpora na nossa rotina e passa a ser reproduzido de modo automático em nosso cotidiano. Portanto, o nosso cérebro é tão bom em formar hábitos (tanto bons, quanto maus) que talvez você conheça alguém que tenha o hábito de deixar a toalha molhada sobre a cama, roer as unhas, ficar acordado até tarde, ou verificar a todo momento as notificações das redes sociais – podemos dizer que essas são apenas algumas das práticas que gostaríamos de abandonar, não é mesmo?
Os exemplos acima podem parecer inofensivos, mas quando maus hábitos começam a nos afastar das metas que desejamos alcançar e ser prejudiciais para a carreira, apresentando baixa produtividade, motivação e desempenho no trabalho, devemos estar alertas.
O jeitinho brasileiro, chamado de procrastinação, que é o ato de deixar tudo para última hora, é um dos principais vilões neste contexto, pois é um hábito que nos impede de realizar tarefas importantes e pode levar à perda de prazos ou à entrega de trabalhos com baixa qualidade. Ainda posso listar a falta de organização, distrações constantes, falta de autoconfiança e falha na comunicação efetiva como hábitos prejudiciais para a carreira e como lacunas que afastam as pessoas de seus objetivos.
Pode ser que ao ler essas poucas linhas você tenha se identificado e esteja se questionando: como fazer para mudar alguns dos maus hábitos em minha vida?
Vencer um mau hábito pode ser um desafio, mas o primeiro passo que pode ser tomado é identificar e compreender as circunstâncias que o desencadeiam e como ele afeta sua vida negativamente. Pergunte a si mesmo quais são os benefícios de superar esse hábito e como isso pode melhorar sua vida. Estabeleça metas específicas e realistas para vencer situações.
E deve-se ter ciência que para poder evoluir é preciso romper hábitos, assumir que, para combatê-los e erradicá-los, será preciso fazer isso de dentro para fora, isto ocorre quando tomamos uma nova postura ao nos responsabilizarmos por resolver as situações, assim será maior a minha capacidade de reação. A fim de reinventar a mim mesmo isto significa: Aprender coisas novas, quebrar hábitos que paralisam, questionar os preconceitos e certezas, abrir a mente e o coração para aceitar as diferenças, fazer cocriação, ser colaborativo e sair do lugar comum para ir ao lugar que quero e mereço. Deste modo poderei trilhar os caminhos que me levarão até os meus objetivos e afastar todos os empecilhos que outrora representavam uma barreira para os meus projetos e sonhos.